Objetivo: Após a leitura do livro Fogo Morto, que está incluído na fase da cana de açúcar e cangaço de José Lins do Rego, os alunos da terceira série do Ensino Médio visitaram o Engenho Maruaê, em Itambé-PE, para fazer uma análise do texto e uma reflexão histórica in lócus, verificando os elementos arquitetônicos e culturais da época que compõem os engenhos pernambucanos; além da descontração e lazer que a viagem proporcionou.
Essa atividade foi aplicada pelo professor PEDRO MARCOS DE SOUZA, acompanhado na visita ao engenho pelos professores Elizabeth Cintra, Alexandre Rocha, Anderson, Elias José (Coordenador da Biblioteca) e a Gestora da EREM-MVM, Miriam Paz.
Chegada ao Engenho Maruaê - Vista do Canavial
Casa Grande e Igreja de São João do Engenho Maruaê
Análise e Explanação do livro Fogo Morto
no interior da Igreja de São João
Visita à Casa Grande do Engenho Maruaê
Visita à Igreja Matriz de Itambé-PE
Visita à praça de Itambé-PE
Momento de lazer e descontração na piscina do Engenho Maruaê
Agradecemos ao Vereador JOSIAS, por nos proporcionar uma aula
diversificada e prazerosa no Engenho Maruaê
Parabéns professor Pedro Marcos pela iniciativa. Acredito que os teus alunos fizeram uma viajem no tempo nesse engenho. Tive o prazer de conhecer o engenho antes. É lindo, a história é sentida na atmosfera. São dessas iniciativas que a educação precisa para estrapolar as paredes das sala de aula. Parabéns.
ResponderExcluirP.S.: A foto da professora Elizabeth ficou ótima, ela parece uma Senhora de Engenho, a própria. Rs, rs...
ÓTIMO PASSEIO,LEVAREI NA MEMÓRIA ETERNAMENTE
ResponderExcluirThaís Araújo
Ótima viagem..
ResponderExcluirVai ficar guardado para sempre em minha memória.
Agradeço-te Profº Pedro Marcos...