Hoje em dia é raro ver os adolescentes fazerem sexo por amor, a maioria faz por curiosidade, pelo fato de querer saber qual a sensação da relação sexual. Essa curiosidade, muitas vezes, leva os adolescentes a problemas sérios por que transam e não se previnem o que pode lhes causar doenças sexualmente transmissíveis ou até a uma gravidez indesejada.
É por motivos como esses que o sexo deixa de ser, nesta idade, uma fonte de prazer e passa a ser uma fonte de problemas e preocupações.
Já o sexo por amor, esse já se parece extinto. O que os jovens mais se importam nos dias de hoje é apenas o desejo de sentir prazer e pronto, e não de estar com uma única pessoa que goste de verdade, até porque nessa faixa etária a maioria deles não têm maturidade pra saber ainda o que é amor.
Acredito que uma das soluções para resolver o problema seria um diálogo com os pais ou com pessoas experientes e daí saber o “tempo certo” de se iniciar uma vida sexual. Outra forma seria levar o assunto até os jovens através das escolas mostrando aos mesmos como se iniciar na vida sexual, como se prevenir, através de vídeos, palestras, etc.Autora: VANDECLEIA MORAIS DE FREITAS. Aluna do 3º Ano Rojo
Dissertação com orientação da professora Nagaéte Almeida
Querida Vandecleia.
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau em tudo que você escreveu nesse seu belo texto.
No entanto tenho que te dizer que esse tema é muito delicado para se trabalhar em sala de aula, pelo simples fato de que a maioria dos adolescentes não ter atingido o grau de maturidade que você demonstra. É complicado para o professor abordar esse assunto em sala de aula sem entrar em detalhes que, para alguns, não devem ser ditos. Mesmo assim, quando algum aluno ou aluna me procura para pedir orientações nesse tema, eu procuro repassar essas informações de uma maneira didática, para que, enfim, possa ajudar o adolescente.
Eu não aconselho ninguém a procurar informações com pessoas mais “experientes” como você citou. Acredito que o mais correto seria os pais terem essa conversa íntima com seus filhos e filhas, caso haja abertura para isso.
É normal para um adolescente procurar informações sobre a sexualidade, pois ele se encontra inserido numa sociedade adolescente onde o apelo sexual é notório, seja nas músicas, nos filmes, nas novelas, etc.
Se a família não orientar os filhos, se a escola falhar com seu papel de educar, aí os jovens aprenderão nas ruas, na vida e, geralmente, de uma forma errada que pode ser prejudicial e trazer consequências para o resto de suas vidas.
Excelente texto, continue escrevendo.
Abraços.
Sexo para mim deve ser a junção de amor e maturidade,atualmente,concordo que o sexo esteja sendo praticado por mera curiosidade,mas acredito que para ser consumado deva vir dosado de muita maturidade mesmo que venha ser praticado com amor,dessa forma haverá tempo para se pesar a consequências do ato e avaliar até mesmo se o amor alegado é verdadeiro,aliás o que é o amor?e qual a função principal do sexo?Talvez depois de bem incorporado esses conceitos chegaremos a um conclusão certa,conclusão esta que deve ser tomada antes de tudo pelo adolescente preste a tomar essa decisão.
ResponderExcluirMuito interessante o tema.Parabéns
Thaís