Antigamente era com calma e segurança que se mantinha um filho na escola, hoje o medo assola a mente de pais preocupados com a segurança e o bem estar de suas crias. A escola já não é mais um porto tão seguro assim.
Ultimamente temos presenciado decepcionantes casos de violência no âmbito escolar. E são violências de todos os tipos: verbais, físicas e psicológicas. São apelidos, xingamentos, intrigas, brigas, verdadeiras guerras corporais. Sem contar com as “calorosas recepções” universitárias aos calouros, os já conhecidos e famosos “trotes”, que são uma verdadeira ameaça à vida desses alunos, devido à periculosidade desnecessária das “brincadeiras”.
Para tentar resolver essa situação caótica em que se encontram os centros de educação brasileiros, uma das saídas é apelar para a formação de cada criança, adolescente e jovem; formação cuja base é a família. É absolutamente necessário que a família intervenha, que ensine, que mostre o quão é importante o respeito pelo próximo, por si, pela vida. Afinal, educação ainda vem primeiramente de casa.
Autora: PALOMA NANDARA G. M. BOTELHO. Aluna do 3º Ano Gris
Autora: PALOMA NANDARA G. M. BOTELHO. Aluna do 3º Ano Gris
Produção Argumentativa com orientação da professora Nagaéte Almeida
Nobre Paloma.
ResponderExcluirÉ verdade. A escola não é mais um porto seguro. A violência que assola nossa sociedade já invadiu os muros de nossas escolas e já se faz presente nos corredores e salas de aula. Acredito que temos que fazer nossa parte em evitar quaisquer atos que propaguem violência, seja ela verbal, física, psicológica ou de qualquer natureza. No entanto, não devemos esquecer que todas essas formas de violência parte das pessoas que compõem a comunidade escolar. Nesse sentido, acredito que possamos reverter essa situação, nem que seja em nossa escola, através da conscientização humana, mostrando valores fraternos, valores elevados que valorizem a nossa condição de seres humanos, falhos, é verdade, mas que podem atingir um grau de elevação na condição de pessoa humana, solidária, harmoniosa, consciente, íntegra. Abraços.
Parabéns, o seu texto é muito bom. Abraços.
ResponderExcluir