Blog de literatura do EREMMVM   

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Infância Abreviada

PRODUÇÃO ARGUMENTATIVA SOBRE O TRABALHO INFANTIL

            Vivemos num país onde o índice de crianças que trocam os brinquedos por ferramentas de trabalho é grande e cada vez mais cedo.
            Apesar de saber que esse tipo de prática vai de encontro à lei, à Constituição que rege as nações, em especial o Brasil, temos plena consciência de que apenas isso, não será suficientemente capaz de erradicar essa problemática. Ainda vale salientar que, muitas vezes, essa permuta entre brinquedos e trabalho, não se dá necessariamente por uma questão de exploração, e sim também, por uma necessidade premente de sobrevivência.
            O Brasil, na qualidade de um país capitalista, assim como outros que adotaram esse regime econômico, não conseguiu distribuir, ou melhor, levar igualmente desenvolvimento para toda a sua população. Tendo em vista essa situação, as pessoas procuram dar seu “jeito” para poder sobreviver, e justamente por conta disso é que existem esses altos índices de trabalho infantil.
            Portanto, enquanto houver essa ausência de investimentos e de criação de políticas públicas para reduzir essas elevadas taxas e índices, continuaremos, paulatinamente, a definhar nessa masmorra cruenta.

Autor: RICHARD MAX BENTO VENCESLAU. Aluno do 3º Ano Gris
Produção Argumentativa com orientação da professora Nagaéte Almeida

2 comentários:

  1. Richard.
    Infelizmente em nosso país ainda encontramos nossas crianças na situação que você tão competentemente descreveu em tua produção argumentativa. É de cortar o coração ver tantas crianças com a infância abreviada, e muitas vezes dilacerada, isso quando elas têm infância, pois muitas delas tem esse privilégio ceifado. O trabalho infantil é uma prática perniciosa que deveria ser considerado crime, salvo em caso de sobrevivência. Caso esse que atestaria a falência do Estado e do total abandono dos nossos governantes. Fico feliz que tenhas consciência crítica quanto ao tema abordado, no entanto, espero que você e tantos outros alunos brilhantes possam, num futuro próximo, erradicar ou amenizar essa exploração infantil. Parabéns pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, o seu texto é muito bom. Infelizmente nosso país ainda tem dessa prática perniciosa. Abraços.

    ResponderExcluir